observação:
O símbolo Midnigth Riders não é de minha autoria, somente o Pinstriping realizado ao redos dele.
Venda de Bancos solo bobber tatuados e com arte em alto relevo, único na América Latina... Capacetes Old School (Helmets), Pinturas Kustom em Carros e motos Custom. O conteúdo deste blog é composto de artes feitas por mim e fotos de pesquisas da internet. Contato: Kalangopinstriping@gmail.com Fone:(51)8206-0190
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domingo, 29 de julho de 2012
sexta-feira, 27 de julho de 2012
domingo, 22 de julho de 2012
Mais um trabalho de Pinstriping finalizado!!!!!
eis aqui um Pinstriping que eu fiz com muito prazer hoje.
Quer um Pinstriping em seus objetos pessoais, entre em contato comigo:
Kalangopinstriping@gmail.com
Quer um Pinstriping em seus objetos pessoais, entre em contato comigo:
Kalangopinstriping@gmail.com
sábado, 14 de julho de 2012
Custom Culture!!!!
Kustom Kulture
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kustom Kulture (no Brasil, tratada como Kultura Kustom) é uma cultura surgida na década de 1950,
onde o pilar principal é a customização, ou seja, a alteração das
partes originais, para modificação desejada pelo autor. Empregada em
diversas áreas artística e profissionais como customização de autos e
motos, (aerografia, pinstriping), artes como tatuagem, música, entre outros meio, além de caracterizar um estilo de vida. O conceito surgiu nos Estados Unidos e póssui adeptos em todo o mundo nos dias atuais[1].História
Nas primeiras manifestações das cultura hot-roding, modas e estilos foram surgindo. Ao longo do tempo, cada um desses estilos distintos de personalizar, se misturaram e reformularam vida cotidiana. Artistas como Von Dutch Kenny Howard, construtores de automóveis personalizados como Ed Roth e Jeffries Dean, customizadores de lowrider's como os irmãos Barris (Sam e George Barris), juntamente com os numerosos tatuadores, pintores de automóveis, bandas musicais e programas de televisão e filmes como American Graffiti, Happy Days, The Munsters (A Koach Munster, Drag-u-la) e The Monkees (The Monkeemobile) e outras mídias ajudaram a formar o que é conhecido como Kustom Kulture.Normalmente Kustom Kulture é identificado com o greasers da década de 1950, os pilotos de hot-rod dos anos 1960, e os lowriders da década de 1970. Outras subculturas que tinham uma influência na Kustom Kulture são os Skinheads, mods e rockers dos anos 1960, o punk rockers dos anos 1970, a música de metal e rockabilly, juntamente com o scooterboys da década de 1980, e psychobilly da década de 1990. Cada cultura contribuiu para as características que temos nas personalizações de seus próprios carros, criando sua própria moda, influenciando a música, e acrescentando suas próprias idéias do que é legal, do que é aceitável e o que não é. Tudo a partir de trabalhos de pinturas, aerografia, pinstriping, em suas Harley-Davidson e Triumph Motocicletas, utilizando bastante metalflake, candys, ferrugem natural e primers preto fosco, junto com a música, desenhos animados e filmes de monstros tiveram um impacto sobre o que define tudo e todos que fazem parte desta cultura.
Na década de 1990 e 2000, Kustom Kulture tomaram renascimento de subculturas americanas dos anos 50 e 60 com atividades. Cada estilo é diferente, e tem raízes na história do automóvel americano. Muitos estilos que não teria tolerado no passado uns aos outros, agora mostram-se juntos em eventos e atividades.
O renascimento da Kustom Kulture tem observado o uso do termo "Graphics Kustom" para descrever o estilo de arte com as subculturas associadas, seja aplicado a cartazes, folhetos, camisetas e logos.
Um pouco de História sobre Hot Rods!!!!!
Hot Rod
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hot Rods são carros
geralmente das décadas de 1920, 1930 e 1940 modificados. As
modificações geralmente incluem rodas largas atrás, já que os carros
eram praticamente todos de tração traseira, pintura com chamas
geralmente feitas a partir de aerografia e pinstriping,
e motores potentes, na maioria das vezes V8. Muito Populares nas
décadas de 1940 e 1950, fazem sucesso até hoje entre os entusiastas
automotivos.História
O termo teria surgido por volta do final da década de 1930 no sul da Califórnia, onde algumas pessoas costumavam correr com carros modificados em leitos de lagos secos em Los Angeles, sob as regras da Southern California Timing Association. A prática tornou-se ainda mais popular depois da Segunda Guerra Mundial, com o retorno de soldados, que recebiam treinamento técnico durante o serviço militar.The king of Pinstriping!!!!!!
KUSTOM KULTURE
"Um Hot somente será um Hot se houver pinstriping nele!"
Von Dutc Kenny Howard - Von Dutch
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O Holandês ( Von Dutch) como era conhecido nasceu
em 1929, filho de um pintor de painéis e letrista, com apenas 10 anos
de idade já realizava desenhos e escritos com maestria. Aos 15 anos
de idade foi trabalhar em uma loja de motocicletas Al Titus, de George
Beerup. Certo dia, levou uma motocicleta para casa e lá com os
pincéis do pai decorou a moto. Ao trazê-la à oficina o Sr. George viu
que poderia ganhar dinheiro com isso e promoveu Von Dutch para a
pintura de motos. Durante esta época fez também trabalhos para a
fabricante de armas Smith. Os carros nesta época apenas recebiam
alguns acabamento finais de frisos, pintados a mão, sendo que o último
carro personalizado em linha, artesanalmente, foi em 1938 pela
General Motors. A Triumph e Rolls Royce mantiveram seus artesões da
personalização e acabamento de pintura em seus produtos.
crédito imagem: Filme "Tales of Rat Fink"
O primeiro carro a receber a pintura em Pinstriping
veio por acidente (um dia daqueles em que dizemos "não deveríamos ter
levantado hoje"), Von Dutch estava muito irritado e precisava
desabafar, extravasar, relaxar, pegou um carro e começou a pintar com
traçaos sem formação específica. Quando terminou, o proprietário do
carro viu aqueles "rabiscos" e achou fantástico. E assim chegou o
amigo do amigo, do amigo, do amigo....e toda a costa oeste estava tendo
seus carros personalizados por Von Dutch. Na década de 50, marcou toda
uma geração com seus pinstripes e até hoje é admirado por todos que
praticam, desenvolvem e curtem esta cultura.
Von Dutch foi o primeiro
a customizar carros com a técnica do pinstriping, era um gênio,
morava literalmente em um ônibus onde desenvolvia seus trabalhos.
ônibus "casa" de Von Dutch
"Eu faço questão de ficar à direita na ponte da pobreza. Eu não tenho um par de calças, sem um buraco nelas e apenas o par de botas que são os únicos que eu tenho. Eu não tenho nenhum outro para colocar no meu pé. Eu não gasto dinheiro com coisas desnecessárias, então eu não preciso ter um monte de dinheiro. Eu não preciso dele. Continuar pobre me faz bem. Eu gosto disso!. Acredito ser meu destino. Na vida há vários desafios, e se você se preocupar em ganhar só dinheiro, você não supera estes desafios. Ele só torna mais complicado. Se você se mantém pobre, a vida é simples." Kenny "Von Dutch" Howard
Dentre seus legados artísticos temos a sua logomarca olho voando (Flying Eyeball).
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créditos de imagens relacionadas a Von Dutch: http://www.vondutchkustomcycles.com
O Holandês morreu em 1992 de complicações alcoólicas. Após sua morte, suas filhas venderam seu nome para uma indústria de confecção que detém a marca Von Dutch comercializando produtos ligados a área por todo o mundo.
Um pouco sobre Aerografia( airbrushing)!!
Aerografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A aerografia é uma forma de arte e uma técnica de pintura e ilustração semelhante ao grafite, mas que utiliza aerógrafos para sua execução.História
Estudiosos da arte dizem que a aerografia surgiu na pré história, quando homens da caverna assopravam pigmentos (tinta) através de tubos derivados de osso de animais e bambus. Contemporaneamente, foi utilizada na indústria fotográfica do século XVIII como equipamento de retocagem de fotografias, posteriormente, sua utilização se deu a nível industrial para pintura de peças e acessórios. Hoje em dia, é utilizado em diversas áreas como modelismo, artes gráficas, personalização de motocicletas, capacetes, aplicação de bronzeamento a jato, carros e seus acessórios, aplicações em funilarias diversas, para aplicação de tatuagem, aplicação de maquiagem, pinturas em MDF, grafitti, pinturas e pulverizações em geral.Equipamento e acessórios
Aerógrafo
- Ver artigo principal: Aerógrafo
Compressor de ar
- Ver artigo principal: Compressor de ar
São utilizados basicamente três tipos de compressores:
- Compressores de ar direto, onde não há reservatório de ar, o ar é emitido diretamente dos pistões (ou outros sistemas geradores de pressão) para a mangueira, alguns possuem um filtro de ar para eliminação de bolhas de água que se condensam neste processo. Possuem tamanho menor, e pode-se transportar facilmente. Alguns modelos inclui o Wimpel, Schulz e JetMaster. Emitem cerca de 60 a 80 decibél em ambientes fechados.
- Compressores de ar com reservatório, onde há um reservatório de ar, geralmente de 20 a 25 litros, possuem tamanho e peso maior, tem como vantagem, uma vazão de ar maior, porém necessários apenas em grandes trabalho e preenchimento de áreas, tem como desvantagem seu peso e manutenções como drenagem e limpeza dos filtros. Possui alta emissão de barulho em locais fechados, ficando entre 65 e 100 decibéls
- Compressores de refrigeração, utilizados em geladeiras e freezers ou em consultorios médicos como dentistas. Esse tipo de compressor, que é uma variante dos compressores de "ar direto" foi desenvolvido na década de 1990 de forma puramente artesanal e improvisada. Tem como principal vantagem, a baixa emissão de ruído, entre 30 a 40 decibels (o barulho de uma geladeira ligada), mas possui peso entre os dois primeiros citados, além de não ser produzido industrialmente. Vem ganhando espaço entre os aerografistas amadores e profissionais[1].
Latas aerossol
Eventualmente, pode-se também utilizar lata de aerossol como fonte do ar comprimido, as latas são carregadas com ar através de altas pressões, e possuem autonomia de cerca de 10 minutos de trabalho ininterruptos. Tem como grande vantagem, a eliminação do uso do compressor, e a possibilidade de pintar locais onde compressores não chegariam, além de serem facilmente transportadas. Como grande desvantagem, pode-se citar o tempo limitado de trabalho ininterruptos, e a impossibilidade de ajuste de pressão, em alguns casos.Tintas e bases
As tintas utilizadas na aerografia são geralmente tintas a óleo, devido o fato de ser facilmente diluída em materias solventes e diluentes a base de cloreto de zinco como o thinner e água rás, além de misturar-se com outras colorações. Atualmente muitos artistas do ramo de personalização, utilizam tintas de pintura automotiva (base poliéster, nitrocelulose, acrílico, e até poliuretano) pela facilidade de compra, disponibilidade em casas de tintas, variedade de cores e até mesmo fórmulas prontas em máquinas tintométricas. São realizados misturas para se conseguir a cor ideal, a tinta não pode ser muito espessa, devido o fato de poder não fluir corretamente dentro do aerógrafo.Alguns estúdios de aerografia mais equipados e/ou avançados possuem laboratório de design de cores, como um diferencial importante para a composição e especialmente criação de novas Cores exclusivas, em especial após o advento dos pigmentos produzidos por nanotecnologia (cristais) citando como exemplo as linhas PPG Liquid Crystal e Vibrance.
A base é uma resina incolor ou quase incolor, ou seja o material da tinta sem o pigmento, como o verniz. Servem para preparação da área a ser pintada (primer), e para toque final (verniz incolor), dando brilho ao trabalho.
Existem diversos tipos de vernizes para acabamento, entre eles verniz fosco, verniz emborrachado, verniz cerâmico nanotecnologia aeroespacial, verniz epóxi, e outros. A maioria dos vernizes de maior resistência química e mecânica, possui natureza química de dois componentes (verniz + catalisador) onde após a reação química (cura) a película formada apresenta todos seus atributos e virtudes.
Técnicas
Ação simples
São aerógrafos onde não é possível, através do gatilho, ajustar o foco e a emissão de ar e tinta, mantendo sempre um fluxo constante da mistura. Essa técnica permite o trabalho aplicado em pintura de peças diversas, modelismo, preenchimento de superfícies, e efeitos diversos, além de trabalho de desenho, mas neste, exige virtuosidade por parte do artista. Como vantagem, possui baixo valor em relação ao de dupla ação, e manutenção simples, como desvantagem, a limitação da performance. As únicas variáveis que podem ser ajustadas são pressão do ar, viscosidade da tinta, e a vazão da tinta através do bico difusor, onde ar e tinta se unem antes de atingir o substrato.Dupla ação
Com este tipo de aerógrafo, o artista pode manipular com mais precisão, a quantidade de tinta e seu foco, e a emissão de ar apenas através do gatilho, sem a necessidade de ajustes para cada traçado. Geralmente o movimento vertical (pressão sobre o gatilho) aciona o ar comprimido, e puxando o gatilho para trás abre-se a vazão de tinta. Pode-se conseguir no mesmo tiro através do movimento horizontal do gatilho, traços extremamente finos ou grossos. É o aerógrafo mais indicado para trabalho de desenhos, sombra e luz, onde é necessário grande precisão no volume de tinta empregado, e controle do foco. Como vantagem, temos a performance citada, como desvantagem, manutenção mais delicada devido a pinça central e valor elevado, além de possuir via de regra, um reservatório menor de tinta. Este é um tipo de aerógrafo indicado para artistas experientes que tenham controle das cinco variáveis da pintura "spray" ou "pulverizada a ar": distância (até o objeto sendo pintado), pressão, diluição (viscosidade da tinta), velocidade de aplicação, e o leque.Estêncil ou emascaramento
O estêncil, é uma técnica onde são recortada figuras em cartolinas ou materiais plástico denominadas máscaras, que são colocadas na superfícies a ser pintada, e preenchida com a tinta, obtendo o formato recortado da máscara, negativamente projetado na superfície.
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